A alimentação compõe um ator essencial para uma vida equilibrada e a manutenção da saúde. Através de um cardápio bem elaborado, o organismo adquire nutrientes, vitaminas, reforça o sistema imunológico e restaura as funções do organismo. Uma alimentação deficiente pode causar danos ao corpo, resultando em doenças e mal-estar.

Sobretudo na infância e na juventude, o corpo necessite de fontes equilibradas de nutrientes e uma boa alimentação para que seja possível um desenvolvimento saudável e adequado. Nesse aspecto, a consulta e acompanhamento com nutrólogo perdiátrico auxilia na boa escolha alimentar e na consciência da relação dos alimentos com o organismo.

O que é Nutrologia Pedriátrica

A Nutrologia é a área médica que pesquisa, diagnostica e trata pacientes visando a qualidade de vida e melhorando os hábitos alimentares quando há ou não doenças e enfermidades clínicas. Ou seja, pacientes que apresentam disfunções orgânicas, como hipertensão e diabetes, necessitando de acompanhamento nutricional, podem contar com o nutrólogo para controlar melhor a dieta, dando atenção ao papel de cada nutriente e vitamina no organismo. Além disso, pacientes que buscam uma vida mais equilibrada e saudável podem acompanhar com um nutrólogo para readaptar os hábitos alimentares através das necessidades individuais do organismo.

O nutrólogo pediatra dá especial atenção às necessidades de desenvolvimento e maturação do organismo, compreendendo e atendendo às necessidades de bebês, crianças e jovens em relação às fontes alimentares.

O profissional

O nutrólogo pediatra possui formação em medicina e especialização em nutrologia. Assim, o profissional compreende as relações bioquímicas dos alimentos no organismo, dando especial atenção a interação nutricional e o bem-estar do paciente, bem como o modo que os alimentos atendem às limitações de cada paciente, como alergias alimentares, hipertensão ou colesterol alto.

O nutrólogo pediatra deve diagnosticar as doenças e o mal-estar do paciente, correlacionando com outras áreas médicas, buscando compreender e prescrever a melhor maneira de melhorar a saúde do paciente através da alimentação voltada à infância. Ao invés de focar apenas nos sintomas e na doença, o profissional deve considerar as causas e antecedentes, alinhando e, junto com demais profissionais, readequando a alimentação para suprir as carências e necessidades do organismo em desenvolvimento.

Através do diagnóstico de doenças, o nutrólogo pediatra é responsável por solicitar exames e realizar o acompanhamento das respostas do organismo na interação com os alimentos, identificando erros e hábitos que podem prejudicar a saúde do paciente, como a relação dos alimentos com medicamentos, absorção devido a disfunções orgânicas e a própria rotina alimentar inadequada.

O papel do nutrólogo na infância

Desde o período gestacional, a alimentação é determinante no desenvolvimento humano, sendo responsável pelo crescimento saudável, sistema imunológico resistente, além de auxiliar na prevenção de doenças decorrentes de carências nutricionais.

Durante a infância, a inserção de alimentos que sejam boas fontes nutricionais, oferecendo vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo resulta em uma vida adulta mais saudável.

O nutrólogo pediatra é responsável por acompanhar e identificar se a alimentação está adequada, mas também é necessário investigar se os alimentos estão sendo bem absorvidos e aproveitados pelo organismo, se não há carência ou excesso de determinadas substâncias e nutrientes, investigando também as causas dessas irregularidades nutricionais.

O metabolismo alimentar

O metabolismo é o processo bioquímico que ocorre no organismo, envolvendo diferentes células e órgãos. Quanto à nutrição, os alimentos são quebrados, digeridos e absorvidos, resultando em etapas de anabolismo ou catabolismo.

O anabolismo é relacionado à síntese de elementos estruturais e funcionais, como proteínas, enzimas e hormônios. Essa parte é responsável pela reparação celular e desenvolvimento do organismo.

O catabolismo é responsável pela degradação das substâncias ingeridas, sendo responsável pela transformação dos alimentos em energia, para as atividades do organismo, como respiração, movimentação, equilíbrio térmico e demais funções orgânicas.

Doenças tratadas pelo nutrólogo pediatra

Obesidade infantil

A obesidade é uma doença que abrange fatores internos e externos, não possuindo uma única causa. Entre as características internas, há a predisposição genética da criança e o funcionamento metabólico. Nesses casos, o acompanhamento e adequação dos hábitos de vida visam a melhoria da saúde da criança. Nos casos externos, como alimentação desregrada, falta de atividades físicas, utilização de medicamentos que propiciem no ganho de peso, o papel do nutrólogo é identificar tais fatores e contribuir para a melhoria do paciente.

Diabetes 1

A diabetes tipo I é o caso mais frequente em crianças e jovens, resultando na utilização de insulina injetável e readequação alimentar. Os alimentos têm forte impacto na qualidade de vida da criança diabética, sendo fundamental ao nutrólogo pediatra identificar a relação que a família e a criança estabelece com a comida, construindo uma prática alimentar mais agradável e satisfatória.

Desenvolvimento Infantil

Para o bom desenvolvimento da criança, evitando danos na vida adulta, é ideal que a alimentação seja nutricionalmente adequada. Considerando que nutrição é diferente de alimentação, cabe ao nutrólogo pediatra identificar as carências ou necessidades alimentares da rotina da criança para proporcionar o melhor desenvolvimento físico e cognitivo.

Nutrólogo e as dietas

Ao profissional nutrólogo pediatra cabe identificar as reações entre os alimentos e o organismo, diagnosticando, prevenindo e tratando enfermidades da alimentação e do comportamento alimentar.

Através de orientações, pesquisas e diagnósticos, cabe ao profissional o acompanhamento multidisciplinar para a correção de peso, recuperação de estados anêmicos, melhoria da qualidade de vida, fortalecimento imunológico através da relação de benefícios e malefícios que os alimentos podem ocasionar ao organismo da criança. Portanto, quando necessária a prescrição de dietas e cardápios, cabe ao profissional habilitado em nutrição a indicação alimentar.