O cardiologista é o médico com especialidade em diagnosticar e tratar doenças e disfunções do sistema cardiovascular. Esse profissional precisa gostar de ajudar as pessoas e trabalhar em prol da saúde e bem-estar dos pacientes. É necessário ter a capacidade de diagnosticar e comunicar os pacientes sobre os problemas que eles enfrentarão, pensando no seu estado psicológico, dependendo da gravidade do seu diagnóstico.

Para exercer a profissão de cardiologista, é necessário ter o diploma de medicina de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Logo após concluir o curso, é necessária uma especialização em cardiologia, além da residência em hospitais. Quanto mais especializado for o profissional, mais terá reconhecimentos na área em que escolheu atuar. É possível também participar de congressos na área da saúde, em busca de um desenvolvimento cada vez maior.

Seja em hospitais e clínicas particulares ou públicas, o médico cardiologista pode atuar na clínica médica, realizar exames, fazer cirurgias cardiovasculares e até em pesquisas que buscam descobrir novas técnicas de transplantes, cirurgias e tratamentos. Atuar no corpo docente de universidades também é possível.

O coração


Depois do cérebro, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois ele é o responsável por bombear o sangue para todo o organismo. É no sangue que estão todos os nutrientes e principalmente o oxigênio para as células, além das defesas contra agentes estranhos.

Principais doenças cardíacas

Arritmia cardíaca

Arritmias são alterações elétricas que mudam o ritmo das batidas do coração e se dividem em dois tipos: Taquicardia, que faz o coração bater muito rápido e bradicardia, quando as batidas são muito lentas e até descompassadas, o que pode causar a morte súbita cardíaca. São doenças silenciosas e muito perigosas, pois podem levar a paradas cardíacas.

Infarto do miocárdio

Coágulos de sangue sobre a gordura obstruem a artéria coronária, impossibilitando que a quantidade ideal de sangue chegue até o músculo cardíaco. Essa parte do músculo sofre um processo de morte celular, que pode levar à morte súbita ou insuficiência cardíaca. Diabetes, tabagismo, obesidade, hipertensão artéria e colesterol alto são alguns fatores de risco que podem levar ao infarto.

Doenças das válvulas cardíacas

As quatro válvulas responsáveis pela circulação do sangue no aparelho cardiovascular são: válvula mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar. A cada batimento cardíaco elas abrem e fecham, fazendo com que o sangue flua no sentido correto e vá para o resto do corpo. Se elas não abrirem corretamente ou deixarem o sangue vazar para as câmaras cardíacas, o coração será afetado e incapacitado de funcionar normalmente. A boa notícia é que isso pode ser revertido através de cirurgia, implantando um anel ou banda para remodelagem. Também há a possibilidade de substituição completa por uma válvula artificial.

Prevenção